JEOVÁ-ROHÍ – O Senhor, Nosso Pastor

“O SENHOR é o meu Pastor. Nada me faltará” Salmos 23:1

O povo hebreu tinha muitas ovelhas e gado, haviam muitos pastores entre eles, o que lhes ajudava a entender muito bem a função do Pastor e suas ovelhas.

Foi nesse ambiente que DAVI cresceu e vivenciou experiências inesquecíveis, que lhe ajudaram em sua formação e desenvolveram suas habilidades, como “pastor das ovelhas do seu Pai”.

O seu Pai (Jessé), lhe envia na missão de levar alimento aos seus irmãos, que estavam na guerra contra os filisteus, porém Davi, não descuidou sua função pastoral; ele tinha cuidado com suas ovelhas…

20 Davi então se levantou de madrugada, pela manhã, e deixou as ovelhas com um guarda, e carregou-se, e partiu, como Jessé lhe ordenara; 1 Sm. 17:20

15 Davi, porém, ia e voltava de Saul, para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém. 1 Sm. 17:15

DAVI, como pastor das ovelhas do seu Pai, foi dedicado; ele cuidava e protegia suas ovelhas com muito amor… 34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, 35 Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava lhe mão da barba, e o feria e o matava. 1 Sm. 17:34,35)

Ao ler as histórias bíblicas, como a deste jovem Davi -pastor de ovelhas-, acredito que foi num dia desses, de longas horas de trabalho pastoral, ao cuidar da manada do seu pai, que ele se deteve a pensar sobre seu relacionamento como pastor de ovelhas e o cuidado de DEUS para com ele e Israel, foi aí que com o acompanhamento da sua arpa, compôs o Salmo que assim inicia: “Yahweh-Rohi = O SENHOR é o meu Pastor. Nada me faltará” (Salmo 23:1).

Ao escrever o salmo 23, Davi está afirmando que DEUS e o Seu cuidado para com ele, representava o cuidado que ele tinha com as ovelhas do seu Pai. Neste Salmo, Davi nos mostra que Deus é a fonte de nossas necessidades espirituais, de orientação, emocionais, físicas e eternas. (Sl 23: 1-6)

JEOVÁ ROHÍ, nos diz do Deus que cuida, protege, cura e guia o seu povo.

JEOVÁ ROHÍ, é o Senhor companheiro e amigo, bem próximo de nós, como um pastor carinhoso com suas ovelhas, mas severo contra o mau.

Davi era um bom pastor. Sabia cuidar bem das ovelhas do seu pai e Deus viu isso nele e o colocou como pastor de Seu povo. Contudo o rei-pastor reconhecia que Deus é o Seu Bom Pastor.

Jesus afirma que Ele é esse BOM PASTOR, que nos conhece como suas ovelhas, e que os que Lhe conhecem como seu Bom Pastor, ouvem a sua voz e Lhe seguem, encontrando proteção, provisão e segurança. Leia: João 10:1-4; 11; 14-16.

Faça hoje como fez DAVI, aceite a JEOVÁ ROHI o Bom Pastor

– O Senhor Jesus é o seu Pastor? Se não é, você pode fazer Dele o seu Pastor hoje.

Lembre-se, esse Bom Pastor deu a vida por você; por isso você é muito valioso para Ele.

Pense: ELE como o Deus (JEOVÁ ROHÍ) pode ser suficiente para atender a todas suas necessidades.

Submeta-se a sua liderança.

Permita que Ele lhe guie e guarde!

Reflita e descubra em que área da sua vida você tem agido independente de Deus e se achando perfeitamente capaz de resolver seus problemas.

Fale com Deus! = ORE

E permita hoje que JEOVÁ ROHI o Bom Pastor, cuide de você!

Deus lhe abençoe!

Pr. Ruben

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *