O Deus Todo Poderoso – EL SHADDAI

“Senhor bem sei que tudo podes e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado”.  Jó 42.2

 

EL SHADDAI, é uma palavra hebraica que significa:

  • O Senhor, o Deus onipotente ou todo-poderoso; aquele que realiza o impossível, que é suficiente para nós.         

Jó experimentou isso em sua vida. Algumas curiosidades interessantes:

– O nome El Shaddai, aparecem 48 vezes na Bíblia, e destes, 30 encontram-se no livro de Jó.

– Isto nos diz do grande conhecimento experiencial que Jó teve deste DEUS Todo-poderoso!  Ele foi grandemente provado, perdeu tudo, mas permaneceu crendo no EL-SHADAY. Por causa da sua Fé, Jó viu o poder deste Deus todo-poderoso em ação!

A Bíblia relata que Jó habitava em Uz, na atual Arábia e que ele era o homem mais rico do oriente. Possuía muito gado, servos, riquezas e uma família grande e abençoada. Mas, não era apenas um homem próspero; era também um homem de caráter. Deus testemunhou do caráter de Jó, para seu inimigo Satanás, dizendo: “Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” (Jó 1:8) porém este o acusou de “comprar” Jó com as suas bênçãos.  Deus, então, autorizou Satanás para que tocasse em tudo o que era de Jó, exceto sua vida.

Um erro muito comum que as pessoas cometem é atribuir muito poder a Satanás, mas se fizermos uma leitura atenta veremos que o inimigo de nossas almas só pode ir até onde Deus lhe permite (Jó 1:12). Deus conhecia Jó e sabia até onde ele poderia suportar. Como servos de Deus, também podemos estar seguros nos limites de Deus para nós (1 Jo. 5:18).

Deus nos conhece muito bem e não permitirá que sejamos provados além do que podemos suportar (1 Co. 10:13).  É por isso que não consigo entender o comportamento de alguns irmãos que quando chegam as provas, logo querem sair da igreja.  Quantos já ouvi dizer que estão no fundo do poço, quando na verdade, o fundo do poço é mais fundo?  E caso você esteja realmente no fundo do poço, se acalme, Deus vai agir. Afinal, o Senhor diz em sua palavra que não permitirá que sejamos provados além de nossas próprias forças.

Outro ensinamento errado ensinado em nossos dias é que o cristão não pode ficar doente nem perder bens; se isso acontecer (dizem), “deve estar em pecado”. Agora, eu pergunto: Estaria Jó em pecado, se o próprio Deus testemunhou do seu caráter? Acredito que não! (Jó 1:8).

Mesmo assim, o Senhor permitiu Jó passar ao menos por sete (7) provas: 

1ª Jó perde os bois e as suas jumentas (Jó 1:14-15) 

2ª Jó perde suas ovelhas (Jó 1:16) 

3ª Jó perde seus camelos (Jó 1:17)

4ª Jó perde seus filhos (Jó 1:18-19) 

5ª O inimigo tira a saúde de Jó. (Jó 2:3-8) 

6ª O inimigo usa a mulher de Jó (Jó 2:9) 

7ª O inimigo usa os amigos de Jó (Jó cap. 4-37).

– Mesmo assim, Jó permaneceu crendo no Deus Todo-poderoso, o EL-SHADDAI. Ele lhe deu tudo de volta e em dobro. (Jó 42). * Faça a leitura deste capítulo.

Na hora da prova, na hora da adversidade, na hora do impossível: Você tem crido no EL SHADDAI?

Este DEUS Todo-poderoso quer que você desenvolva tal intimidade com Ele, que possa permanecer confiando n’ELE, mesmo quando tudo ao seu redor lhe diga que não!

Conheça e siga buscando conhecer mais a DEUS!

Para que também possa dizer como Jó:

“Senhor bem sei que tudo podes e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado”.  Jó 42.2

 

Que o EL SHADDAI te abençoe!

Pr. Ruben

One Comment

  1. Amém! Que todos nós possamos buscar a ser como Jó, crendo que temos um EL SHADDAI que tudo pode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *